Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Avatar

Etiqueta no Ambiente Organizacional

Começa ano....termina ano. Sempre cheios de planejamentos. As férias começam, é hora de se soltar. Mas depois que tudo isso passa, retornamos a rotina de trabalho, faculdade, projetos pessoais.

Para quem busca novas oportunidades eis que é o momento de distribuir curriculos, avaliar as oportunidades e correr atras.

Seja voltando ao mesmo trabalho ou ingressando em algo novo, é importante sua postura e comportamento profissional. Para isso é importante avaliar e seguir a Etiqueta.

A Etiqueta é um conjunto de comportamentos seguidos, geralmente, em ocasiões formais. É um assunto pouco explorado no contexto organizacional, mas importante, pois revela a consciência das pessoas sobre o contexto que se encontram.

A Etiqueta vai além do como se comportar em uma mesa ou tratamento a alguma autoridade. A Etiqueta empresarial é o comportamento esperado de um profissional no ambiente organizacional, sendo dotado de ética e respeito em suas relações.

Muitas mulheres, por exemplo, utilizam de seus atributos femininos como instrumentos para alcançarem hierarquias na empresa. Existem funcionários que praticam assédio moral e até sexual de forma a destruir com a capacidade de atuação de colegas, piadas machistas, racistas em horário de café e durante o expediente, além de pessoas que se vestem de forma inadequadas para a sua função ou em situações que necessitam ser apresentáveis, as fofocas, exageros pessoais, enfim, são tantas ‘gafes’ que comprometem a avaliação e a carreira de bons profissionais.

Como evitar profissionais que não possuem etiqueta no ambiente organizacional?

Na hora que o profissional de RH ou Psicólogo for contratar um novo funcionário, ele deve selecionar as pessoas que se apresentam educadamente, eliminando e demitindo os que não apresentam bom comportamento. É ideal que Psicólogos promovam treinamentos e discussões sobre etiqueta no ambiente organizacional, assim, aumenta as chances de se ter bons funcionários e um ambiente mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...