Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Avatar

Psicologia Organizacional e do Trabalho


O que é a Psicologia Organizacional e do Trabalho?

A Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações. Atua principalmente sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos humanos ou gestão de pessoas.

Hoje em dia, a psicologia está cada vez mais ligada a empresas, seja no bem-estar de cada um dos colaboradores ou até mesmo nas emoções geradas no ambiente de trabalho.

Tradicionalmente, as principais atividades da psicologia organizacional e do trabalho são: recrutamento e seleção, treinamento e diagnóstico organizacional. O psicólogo organizacional também pode ajudar o novo funcionário da empresa a se integrar no novo ambiente de trabalho e com os novos colegas.

Uma atividade importante para o profissional de psicologia, é propiciar a autonomia dos indivíduos da empresa, para que possam crescer com capacidade de assumir com maior eficácia as suas funções e seus problemas vividos na organização.

Outras atividades do Psicólogo Organizacional:
• Analisar cargos e salários;
• Realizar pesquisa sobre os sentimentos e as emoções dos funcionários;
• Projetar sistema de avaliação de desempenho;
• Avaliar a eficácia de uma prática específica.

Isso é só um pouco do que esse profissional pode fazer, mais pode ir além, depende das oportunidades e da criatividade dele dentro da Organização.


Escrito por Geraldine Marques Maiochi e Luciana Soares





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...